A tecnologia do
mundo contemporâneo é muito eficiente e não há dúvida nisso, porém será que ela
é usada de maneira eficiente? O fato da tecnologia existir e o fato das pessoas
saberem explora-la são coisas diferentes.
Na educação as
coisas não são diferentes, e o problema pode ser mais sério visto que é no
ensino que os menores devem ser orientados sobre o uso da tecnologia.
A educação
básica no Brasil se mantem em boa parte estagnada. Quem entra em uma escola, especialmente as
públicas irá se deparar com uma sala de aula equipada com um quadro negro e um
punhado de giz e nada mais. São as escolas particulares que costumam oferecer
um acesso maior a tecnologia através do uso de computadores com acesso à
internet e lousas digitais que auxiliam o interesse por pesquisas e conhecimento.
Quando se fala
em educação musical o problema aumenta já que a educação musical no Brasil
ainda engatinha comparada a outros países. Se a tecnologia não está presente
nem mesmo no ensino tradicional, o que falar sobre ela na educação musical?
Segundo Pinto ( 2004, pg. 2) “A escola, enquanto instituição social, é
convocada a atender de modo satisfatório as exigências da modernidade.”Porém o
investimento na educação brasileira, principalmente na fundamental é muito
baixo, consequentemente em tecnologia na educação os recursos são poucos. No
máximo as escolas possuem o acesso a internet. Necessário também para assuntos
administrativos, porém falta uma organização para que os alunos também sejam
beneficiados por essa tecnologia.
Segundo (2015, pg.
7) “É a educação que inspira a tecnologia para a aventura de criar, inventar e
projetar nossos bens fugindo aos riscos de facilmente comprá-los”. É através da
tecnologia que se desperta a criatividade e é ainda a conhecendo que se mantém
atualizado com as possibilidades do mundo atual. Fica difícil obter sucesso em
certas questões como por exemplo o estudo e o trabalho sem o acesso a
tecnologia.
Geralmente os
jovens possuem um grande domínio com a tecnologia, englobando nela o uso de
celulares, tablets e internet. O que acontece geralmente é que eles a utilizam
geralmente muito mais para o laser e diversão. A escola cabe o papel de
realizar essa ponte. É preciso direcionar os jovens a entender que a internet é
um espaço como qualquer outro apesar ser virtual e apesar da comodidade da facilidade
da quantidade enorme de boas informações pode ser um local muito perigoso
também. Infelizmente são muitas as pessoas que utilizam a internet com
objetivos falsos, vingativos e interesseiros utilizando a ingenuidade das
pessoas, principalmente as imaturas para se beneficiar disso.
Para a educação,
incluindo a musical a internet possibilita muitas vantagens. É possível assistir
diversas vídeo aulas de ótima qualidade, aprender a confeccionar e a comprar
instrumentos com baixo custo e a se comunicar e trocar experiências com pessoas
mais experientes, no entanto tudo isso precisa ocorrer com a supervisão de um
adulto consciente e experiente. Pensando nisso o professor pode realizar essa
mediação, no entanto ainda podem ser muitos os que se recusam a utilizar a
tecnologia dessa maneira, visto que as escolas não incentivam e oferecem poucos
equipamentos e pouco tempo destinado a essa alternativa.
Também de nada
adianta haver a tecnologia sem a competência necessária para utilizá-la. O
assunto é ampla e envolve também os cursos de graduação e pós graduação que
precisam colocar o tema em prática e levar os estudantes e futuros professores
a intenderem essa importância.
Referências:
PINTO, Aparecida Marcianinha. AS
NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO. DFE/UEM/CRC, [S.L], p. 1-7, 200./out.
2017. Disponível em: <http://files.novastecnologias9.webnode.com/200000001-1e2d91f276/AS_NOVAS_TECNOLOGIAS_E_A_EDUCACAO.pdf>.
Acesso em: 21 out. 2017.
BASTOS, João Augusto De Souza Leão
Almeida. O DIÁLOGO DA EDUCAÇÃO COM A TECNOLOGIA. Revistas.utfpr.edu,
[S.L], out. 2017. Disponível em: <http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/viewFile/1985/1392>.
Acesso em: 21 out. 2017.
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