segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A discussão em torno de Nárnia


           A famosa série de livros As Crônicas de Nárnia de Clive Staples Lewis (conhecido simplesmente como C.S.Lewis) gradativamente estão sendo adaptadas para o cinema. Algo muito bom creio eu porque a obra deste famoso escritor que poderíamos chamar também de artista porque não, está se difundindo e encantando pessoas que nunca haviam ouvido falar dele. Mas como sabemos que atingir a perfeição é difícil o segundo filme em contramão com o primeiro deixou um pouco a desejar; acabou dando prejuízo e a Disney abandonou o projeto. A Fox assumiu e lançou o tão esperado terceiro filme e parece que ele está indo para o mesmo caminho que o segundo, possuindo efeitos simples, cenários regulares e diálogos e trama inferiores e incapazes de traduzir a obra prima criada por Lewis.
            Não bastasse esses problemas até para os que estão gostando o filme vem gerando atritos. Alguns vem dizendo por aí que o filme é uma analogia cristã criada pelo autor, comparando Aslam a Jesus Cristo.
            O que podemos dizer sobre este ultimo episódio é o seguinte: Lewis foi um cristão anglicano, foi também ateu e depois estimulado por seu amigo JRRTalkien autor do O Senhor dos anéis, voltou a defender o cristianismo no entanto  ele também era um estudioso da mitologia nórdica que também possui suas crenças e virtudes e As Crônicas de Nárnia traz boas mensagens sim e ele reforça sentimentos bons como amizade, solidariedade, união e amor fraterno e essa pode ter sido a intenção do autor influenciado pelas duas correntes.
            Certamente quando alguém escreve um livro coloca-se nele todo o aprendizado e toda história já vivida e com Lewis não foi diferente. Se o livro for usado para o bem não vejo problema, o que temo é que as pessoas fiquem perdendo tempo com discussões e incertezas e não apreciem a obra por si só. O importante em uma obra de arte é que as pessoas tirem dela algo bom que possa ajudá-las em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário