domingo, 3 de agosto de 2014

Hiper-realismo. Uma linguagem não tão recente.




   

 Atualmente alguns pintores como Pedro Campos, Jason de Graaf, Diego Fazio e escultores como Ron Mueck vem se destacando no hiper-realismo, e concordo que sem a fotografia isso não seria possível porque ela e também outras tecnologias como o fotoshop e os  modernos sistemas de impressão ajudaram na captação, visualização e apreciação das imagens.
      Existem muitos apreciadores da pintura mas algo que poucos sabem é que o hiper-realismo é uma linguagem artística que veio se consolidando e melhorando porque já existiam artistas buscando a melhor representação a muito tempo atrás.Michelangêlo e Leonardo da Vinci se esforçavam para fazer o mais próximo da realidade e só não foram melhores porque não possuíam os recursos atuais, mas ainda é muito impressionante observar uma obra como o Davi de Michelangelo, feito no mármore puro e que conserva todos os detalhes de um ser humano perfeito carregado ainda de muito impacto expressivo. Uma obra completa, imortalizada na rocha e que ninguém pode contestar que é ainda algo impressionante e quase impossível de ser imitada.
 Hoje Ron Mueck  é igualmente impressionante e inigualável. Apenas usa novos materiais, a fibra de vidro e o silicone ajudam na forma, na imitação da realidade.
Na pintura Jason de Graag pinta cenas unicamente simples mas carregadas de magia por não serem foto e sim tinta. Mas lembremos do americano William Michael Harnett,  e do holandês JohanesVermer que já realizavam façanhas impressionantes apenas com a observação da cenas ao vivo.
O que quero dizer é que  a arte acompanha nosso tempo e os que tem talento para aproveitar com inteligência dos recursos da contemporaneidade fazem quase o impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário